fbpx

Como pesquisar no Google Acadêmico

google acadêmico
google acadêmico

Compartilhe!

Como pesquisar no Google Acadêmico

O Google Acadêmico é uma das ferramentas mais importantes na hora de encontrar trabalhos acadêmicos. É uma fonte inestimável de informação. Infelizmente, a grande maioria dos estudiosos não está familiarizada com o Google Acadêmico e não tem ideia de como usá-lo em suas pesquisas.

Veja o que você precisa saber sobre essa ferramenta indispensável para qualquer pesquisador.

A maneira antiga de fazer pesquisa está errada… e o Google Acadêmico a corrige

Muitos de nós ainda acreditam que devemos confiar na forma tradicional de conduzir uma pesquisa. Não devemos, como há vinte anos, confiar apenas na leitura de teorias antigas e nos artigos mais relevantes sobre o assunto. Isso não é mais o suficiente para fazer pesquisa acadêmica.

Ao confiar em formas antigas de fazer pesquisa, muitas vezes nos limitamos apenas ao que já é conhecido. Podemos não ser capazes de explorar novas ideias ou descobrir uma solução potencial que não consideramos antes. Pior, a pesquisa pode ficar desatualizada antes mesmo de ter a chance de conclui-la.

Por isso é tão importante mudar a nova forma de conduzir uma pesquisa. E o Google Acadêmico pode produzir uma grande mudança na sua forma de trabalhar, aumentando sua eficiência na coleta de referências para estudo.

Primordialmente, o mecanismo de busca indexa o conteúdo de bancos de dados de acesso aberto como Scielo, Altametric, Heinonline, Wiley ou de materiais disponíveis no Google Livros.

Como resultado, fornece acesso rápido e fácil a uma riqueza de informações sobre qualquer assunto. Podemos encontrar artigos de toda a web e, às vezes, até pesquisas originais ainda não publicadas. Isso significa que a pesquisa será sempre atualizada e relevante. E será mais provável que encontremos novas ideias e soluções que possam resolver nosso problema.

Em suma, mudar a nova forma de realizar pesquisas com o Google Acadêmico pode trazer uma série de novas informações que podem melhorar drasticamente sua pesquisa. Então, por que não tentar?

Como usar o Google Acadêmico para encontrar as melhores referências bibliográficas

Para utilizar o motor, basta digitar “https://scholar.google.com.br/”. De maneira idêntica ao Google, aparecerá uma barra de pesquisa na parte superior. Digite o que deseja pesquisar e pressione enter.

Depois de digitar seus termos de busca, o Google Acadêmico exibirá uma lista de resultados que correspondem ao que você digitou. As páginas exibidas incluirão artigos acadêmicos de periódicos e livros sobre vários tópicos. O sistema apresenta resultados com base em critérios de relevância. Em outras palavras, o motor de busca utiliza aspectos como o número de citações que o trabalho recebeu, o autor, o local de publicação e até a relevância do periódico.

Se você quiser ver o texto completo de um determinado artigo, basta clicar no hiperlink que corresponde a ele. Fazê-lo vai levar você a uma nova tela onde você pode ler o artigo inteiro.

Ao mudar de Google para Google Acadêmico, você expandirá seus recursos de pesquisa para incluir artigos escritos por especialistas em suas áreas. Com toda a certeza, você terá um recurso estelar à sua disposição para encontrar informações sobre qualquer coisa que precisar. Mais do que isso, tenha em mente que muitos estudiosos ainda não utilizam essa ferramenta. Como resultado, ao incluí-lo em seu kit de ferramentas, você terá uma enorme vantagem.

Dicas para encontrar artigos relevantes com o Google Acadêmico

Basta digitar a questão de pesquisa ou tópico específico em que você está interessado e o Google sugerirá artigos relevantes. O motor do Google é extremamente poderoso. Com inovações recentes baseadas em inteligência artificial, tornou-se especialista em entender o que realmente queremos pesquisar.

Mas o Google Acadêmico tem algumas joias escondidas. A maioria das pessoas usa apenas a barra de pesquisa para encontrar os papéis que deseja. No entanto, usando apenas essa barra de pesquisa, o Google Acadêmico geralmente recomenda artigos que o usuário pode não estar procurando especificamente.

Tente usar “Artigos relacionados” ou “Citações no texto” para obter uma lista mais específica de artigos que estão intimamente relacionados à sua pergunta ou tópico.

Artigos relacionados

A fim de encontrar artigos relacionados, basta clicar no campo abaixo de um artigo específico que você encontrou:

artigos relacionados no google acadêmico

O Google Acadêmico encontrará trabalhos relacionados a esse resultado, apresentando para você muito mais textos sobre o assunto.

Outros artigos do mesmo autor

E você também pode procurar outros artigos escritos pelo mesmo autor. Basta clicar no nome do autor, caso ele tenha perfil no Google Acadêmico, todos os seus trabalhos serão mostrados.

Se houver mais de um artigo do autor, você pode clicar em qualquer um deles para obter ainda mais informações sobre ele ou ler o texto completo.

filtrar por autor no google acadêmico

Restringir pesquisa por ano

Outra ferramenta importante para usar ao pesquisar no Google Acadêmico é a caixa “Restringir pesquisa por ano”.

Isso permite que você limite seus resultados a artigos publicados em um determinado ano, o que pode ser muito útil se você quiser se concentrar em anos específicos de pesquisa. Ao fazer isso, por exemplo, sua pesquisa pode mostrar resultados apenas dos últimos anos. Assim, você terá apenas textos relevantes e atualizados para ler.

Como você pode fazer isso? Você pode definir os períodos de publicação que deseja na barra esquerda:

filtrar por ano

Encontre artigos publicados em periódicos e sites específicos

Ao buscar materiais publicados em sites especiais, você terá outra forma super interessante de trabalhar o buscador Google a seu favor.

Por exemplo: você deseja encontrar pesquisas publicadas no site da USP e que, de alguma forma, o ajudem a desenvolver o tema de sua pesquisa.

Dessa forma, basta digitar “site: palavra-chave do site da universidade que deseja pesquisar”. Dessa forma, o Google Acadêmico buscará, dentro do site da universidade selecionada, todos os arquivos com o tema de sua pesquisa. No exemplo, basta digitar: “site: palavra-chave usp.br”. Verifique por si mesmo e veja como ele refina sua pesquisa!

E você pode fazer isso pesquisando o domínio de um periódico específico e qualquer site que você possa imaginar. A mesma técnica também funciona no Google.
Bacana, não?

Saiba como citar artigos

Você também pode encontrar como citar trabalhos acadêmicos em três formatos no Google Scholar: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), MLA (Modern Language Association) e APA (American Psychological Association).

Basta clicar no ícone de cotação que fica logo abaixo de cada artigo da ferramenta. Ele já prepara as referências bibliográficas para aquele material. Ou seja, você não poderá dar trabalho para formatá-los!

Além disso, você pode determinar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por terceiros usando a função “Minhas citações”. Lembre-se que isso afeta diretamente a credibilidade do seu material (principalmente se você tiver o DOI, um identificador reconhecido mundialmente), então preencha esta seção com cuidado para que seus trabalhos acadêmicos sejam devidamente referenciados.

Encontre a fonte de citações específicas que você já tem em mãos

Você se lembra de quando já tinha a citação em mãos, mas não sabia de qual obra veio? Ou você tem que verificar a autoria ou ano de publicação? No Google Acadêmico, você pode fazer uma busca pela própria citação ou por dados específicos do texto. Basta escrever o trecho entre aspas para encontrar!

Por exemplo, o mecanismo de pesquisa descobrirá que a frase apresentada é uma citação, em vez de um título de pesquisa. A obra que motivou a citação pode ou não ser encontrada, claro. Mas, de qualquer forma, o mecanismo de pesquisa o ajudará a restringir sua pesquisa.

Como usar os recursos de pesquisa avançada do Google Acadêmico

O Google Acadêmico apresenta muito mais funcionalidades.

Você pode usar recursos de pesquisa avançada para encontrar com precisão os documentos que atendem às suas necessidades específicas.

Por exemplo, digamos que você queira pesquisar um tópico específico, mas não sabe por onde começar. Você pode usar a caixa “Refinar por” na barra lateral esquerda e restringir seus resultados a artigos escritos em um determinado idioma ou com uma área de assunto específica. Além disso, você também pode restringir seus resultados com base em quando eles foram publicados.

Assim:

pesquisa avançada

Como você vê, há muitos critérios. Você pode restringir sua pesquisa por muitos parâmetros distintos.

Se você deseja refinar sua pesquisa, pode fazê-lo usando as opções de “pesquisa avançada”. Isso permitirá que você especifique determinados critérios a serem atendidos.

Por exemplo, se você estiver procurando por artigos de pesquisa sobre comida brasileira, convém limitar seus resultados àqueles escritos em português.

No geral, o Google Acadêmico é uma ferramenta incrivelmente poderosa que pode ajudar a simplificar seu processo de pesquisa.

O Google Acadêmico é uma ferramenta muito útil para pesquisar informações sobre diferentes tópicos. Ele pode encontrar textos de revistas acadêmicas e livros, além de também dar acesso a hiperlinks que levam você ao texto completo do artigo.

Você pode até ser alertado pelo Google Acadêmico que novos artigos foram publicados!

Você sabia que o Google Acadêmico pode avisar quando novos artigos forem publicados?

O Alerta do Google Acadêmico é um recurso interessante que permite que você seja notificado sobre novos artigos sobre seus tópicos preferidos. Você só precisa configurar um novo alerta e, sempre que um novo artigo que atenda aos critérios definidos for publicado, você receberá um e-mail. Simples assim!

alertas no google acadêmico

E você pode ter sua própria ‘biblioteca virtual’ de artigos pesquisados. Basta salvar os trabalhos de seu interesse clicando abaixo do resultado da pesquisa e encontrá-los sempre que quiser, bastando verificar sua biblioteca:

Em suma… Quais são as vantagens do Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis na internet. Ele pode ser usado para pesquisar revistas acadêmicas e livros, bem como oferecer hiperlinks que levam você ao texto completo de qualquer artigo exibido. Além disso, os Alertas do Google Acadêmico são uma ótima maneira de acompanhar novos desenvolvimentos de pesquisa sobre tópicos de seu interesse.

Além de ser gratuito e totalmente online (você não precisa baixar nenhum aplicativo!), o Google Acadêmico também possui alguns ótimos recursos, como a biblioteca virtual que permite salvar trabalhos de seu interesse para consulta posterior.

Tenho certeza que você encontrará muitos motivos para começar a usar o Google Acadêmico!

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Mais estratégias para seu futuro acadêmico...

Scroll to Top
Rolar para cima

Descubra seu caminho para ingressar no Mestrado em Direito

Baixe seu e-book gratuito hoje, aprenda estratégias essenciais para a aprovação e seja parte da melhor comunidade acadêmica do país!

e-book