Seja membro de nossa comunidade!

Cadastre seu melhor e-mail e receba nosso melhor conteúdo.

Como escrever um excelente parágrafo

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Escrever um bom parágrafo acadêmico é difícil. Você deve estar pronto para colher ideias de tópicos, encontrar bons exemplos para apoiar suas afirmações principais e estruturar seu conteúdo em um estilo bem organizado. Felizmente, esta postagem do blog tem ajudado você.

Aqui estão os 6 conselhos essenciais para escrever um parágrafo excelente:

1. Use frases iniciais fortes. Elas devem ser cativantes, mas não exageradas, e precisam resumir seu ponto de vista sobre a ideia principal do parágrafo.

2. Construa seu parágrafo usando fundamentos que lhe dêem suporte ou exemplos de outros materiais ou pesquisas, como livros, artigos, sites e trabalhos acadêmicos, a fim de tornar seu ponto mais claro por meio de fatos e estatísticas.

3. Pense no que você sabe sobre o seu tópico e como expressá-lo de forma coerente, persuasiva e mensurável.

4. Use uma linguagem concisa com gramática e estrutura corretas, o que manterá a escrita mais compacta e fácil de ler.

5. Evite a voz passiva, pois é mais difícil para o leitor entender o que você quer dizer.

6. Revise seu texto.

Você também deve se lembrar de citar e consultar todas as fontes de conteúdo pesquisadas. Evitar o plágio é essencial para uma boa redação acadêmica, pois simboliza sua atitude acadêmica e sua honestidade como pesquisador.

Agora, vamos aprofundar cada etapa da construção de um ótimo parágrafo.

# 1 Use frases iniciais fortes. Elas devem ser cativantes, mas não exageradas, e precisam resumir seu ponto de vista sobre a ideia principal do parágrafo.

Uma frase inicial excelente é a chave para um grande parágrafo porque oferece ao leitor uma visão geral do que ele pode esperar do parágrafo. Ela deve ser clara e direta ao ponto. Uma boa frase de tópico precisa ser exatamente uma frase, que deve se conectar com a ideia principal do texto e conectar-se ao parágrafo anterior de algum modo. Um bom início de parágrafo confirma as ideias declaradas anteriormente, as desenvolve melhor ou fornece algum contraste com relação a elas.

Uma frase inicial forte para um bom parágrafo deve alcançar ao menos um dos seguintes objetivos:

a) fazer com que o leitor queira ler o restante do texto;
b) esclarece como o parágrafo será organizado e por que é importante para a leitura; ou
c) examina as informações anteriormente apresentadas de forma a adicionar novas informações, modelos ou exemplos; ou
d) diz ao leitor qual será seu principal ponto de interesse e por que ele é importante.

Começar seu parágrafo com uma frase inicial de destaque também é interessante para compelir o seu leitor a ler o restante do texto, pois destaca suas idéias principais e o ajuda a seguir sua linha de pensamento.

# 2 Construa seu parágrafo usando fundamentos que lhe dêem suporte ou exemplos de outros materiais ou pesquisas, como livros, artigos, sites e trabalhos acadêmicos, a fim de tornar seu ponto mais claro por meio de fatos e estatísticas.

Citar bons fundamentos de suporte a sua tese é essencial para um bom parágrafo. Se o parágrafo não apresentar fundamentos, será difícil convencer o leitor de que a conclusão tirada é válida. Um ótimo parágrafo se baseia em evidências ou provas sólidas.

Uma excelente maneira de fortalecer uma frase de tópico é incluindo o suporte de exemplos factuais, estatísticas e citações. Esses elementos fornecem ainda mais clareza aos leitores, pois eles serão capazes de ver a relação entre a ideia principal do parágrafo e o que ele apóia por meio de números, fatos e fontes mencionadas, incluindo livros, sites, artigos e trabalhos acadêmicos para apoiar suas afirmações.

Os exemplos ajudam a mostrar evidências para seu ponto principal. Além disso, também podem mostrar como você pensa sobre tópicos e situações semelhantes, o que é útil, pois você pode usar exemplos e comparar com o que outras pessoas fizeram anteriormente para apoiar seu ponto principal.

Além disso, os exemplos podem ser usados ​​para enfatizar as idéias em seu parágrafo, torná-las vívidas e menos abstratas. Também podem ser usados ​​para explicar ou contrastar uma afirmação. Além disso, podem ser usados ​​para mostrar que o que você está dizendo é factualmente correto. Você não precisa utilizar apenas fontes estritamente acadêmicas ou acadêmicas, na medida em que também pode usar fontes de mídia, como livros, artigos, sites e trabalhos acadêmicos para apoiar ou estruturar suas afirmações.

Estatísticas também podem ser utilizadas, pois permitem que você se concentre nas evidências e nos números que melhor ilustram suas afirmações. Se você tiver estatísticas disponíveis, inclua-as em seu parágrafo.

Por sua vez, as citações são importantes porque comprovam, com base na opinião de outros pesquisadores, a opinião expressa em seu parágrafo. Uma citação também informa ao leitor quais fontes você está usando, o que os ajuda a confiar na credibilidade das informações fornecidas. As citações devem ser referidas ao final de cada frase do parágrafo, e devem ser sempre formatadas adequadamente de acordo com as diretrizes de estilo da ABNT.

# 3 Pense no que você sabe sobre o seu tema e como expressá-lo de forma coerente e persuasiva.

Descreva o tema em termos claros e fáceis de entender. Essa apresentação deve ser simples e factual para que seu leitor possa seguir a lógica de seus argumentos. As descrições devem ajudar os leitores a ver como suas ideias se aplicam ao mundo real ou afetam sua vida cotidiana.

Ao escrever, certifique-se de que as transições entre os parágrafos sejam suaves e fluidas. não de modo intermitente ou abrupto. Os parágrafos devem ter uma frase inicial e uma frase final diretas, pois frases tornarão seus parágrafos mais fáceis de ler e compreender.

O parágrafo deve começar a ser escrito a partir dos pontos mais fortes, em uma seqüência lógica, e organizando-os de forma que vão do tema menos relevante ao mais importante. Isso tornará mais fácil para os leitores seguir a linha de raciocínio desenvolvida. Finalmente, certifique-se de pesquisar os possíveis contra-argumentos ou perspectivas alternativas sobre o tópico sobre o qual você está escrevendo, para mostrar por que esses argumentos não são válidos (mas lembre-se de ter a mente aberta e ser objetivo ao pesquisar).

# 4. Use uma linguagem concisa com gramática e estrutura corretas, o que manterá a escrita mais compacta e fácil de ler.

Sua linguagem deve ser simples e clara. Evite jargões, frases desnecessariamente complexas e tempos verbais confusos. A simples escolha de palavras também melhorará a legibilidade do seu trabalho.

Um parágrafo bem estruturado deve fluir facilmente de uma frase para a próxima, sem pausas repentinas ou estranhas. Deve haver um começo, um meio e um fim claros. Organização e progressão são vitais para manter o leitor interessado em ler seu trabalho.

Além disso, busque deve sempre escrever frases completas, que encerrem um pensamento integral. Evite deixar ideias soltas no texto. Todas as palavras devem ser cuidadosamente refletidas para se ajustar a sua ideia central. Evite frases muito longas, pois elas deixam o texto mais confuso.

# 5. Evite a voz passiva, pois é mais difícil para o leitor entender o que você quer dizer.

Alterar a voz verbal para “passiva” em sua escrita é um erro comum que os escritores cometem. No entanto, a voz passiva é mais difícil de entender por não identificar claramente quem está realizando a ação.

Além disso, enquanto escrever na voz ativa torna sua escrita mais forte e mais direta, usar a voz passiva torna-a monótona e vaga. O abuso da voz passiva torna o texto confuso e fraco, obrigando o leitor a averiguar e determinar, a cada instante, quem está fazendo a ação e o que ela é.

Por isso, é vital certificar-se de que suas frases estejam escritas na voz ativa, para que não haja dúvidas sobre a quem você está se referindo. Evidentemente, deixar uma ou outra frase na voz passiva não é um erro em si mesmo. Mas evite os abusos.

# 6. Revise seu texto: verifique novamente suas pontuações e certifique-se de que suas sentenças estejam gramaticalmente corretas.

Revisar seu texto é uma parte fundamental para escrever ótimos parágrafos. Você deve verificar as pontuações, a gramática e grafia de cada palavra. É fácil errar nos tempos verbais, pulando algumas letras e de uma frase para outra ao escrever.

As frases também podem ser mais longas do que deveriam; isso pode tornar a escrita muito longa e difícil de ler. Para revisar o parágrafo, você pode lê-lo em voz alta. Isso permitirá que você ouça como soa e verifique se as frases estão claras.

Você também pode pedir a outra pessoa para ouvir seu parágrafo e lê-lo em voz alta; essa pessoa será capaz de ver se há algum erro ou partes que soam estranhas. Depois de revisar sua redação, certifique-se de que cada frase seja usada de maneira eficaz. Preste atenção ao fluxo de ideias e certifique-se de que não haja palavras ou frases desnecessárias.

# Conclusão

Escrever um parágrafo é uma parte fundamental da prática acadêmica. É um processo simples que fornece aos escritores uma prática valiosa na composição de ensaios e artigos. Embora escrever um parágrafo não seja um processo excessivamente desafiador, a capacidade de fazê-lo bem é um fator distintivo dos grandes escritores.

Pratique diariamente e logo você descobrirá que a redação de parágrafos cada vez melhores fluirá facilmente. Seguindo cuidadosamente essas etapas, tenho certeza que você será capaz de escrever peças realmente excelentes e ainda se divertir fazendo isso!

Acompanhe por e-mail

Inscreva-se e receba em seu e-mail dicas e estratégias para desenvolver seu potencial acadêmico e realizar seus objetivos.

Confira também!

Rolar para cima